domingo, 13 de maio de 2012

Tio Patinhas 195

Para muitos o nome de Howard Carter
é desconhecido. Na semana que agora
termina celebrou-se o nascimento (9 de Maio de 1874)
deste arqueólogo famoso pela descoberta do túmulo
de Tutancamon em 1922! Fica a homenagem do QP
na forma do TP 195 e a história "O Tesouro de Tutunamão"
Grato ao EsquiloScans e ao Ricardo Lupe por mais um belo restauro!



Download
Scan: EsquiloScans
Tratamento de Imagens: Ricardo Lupe

11 comentários :

  1. Anónimo13/5/12

    Que presentao de dia das maes pra mim!! Obrigada Miguel!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Espero que tenha tido um belo Dia das Mães! Em Portugal foi no dia 6 de Maio :)

      Eliminar
  2. Bruno14/5/12

    Grande.
    Fazia 1 semana que o tio não pintava no QP,e agora volta em clima de egito!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo14/5/12

    Fantástico!!!

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Wesley14/5/12

    Gostei da homenagem que você fez ao grande arqueólogo britânico Howard Carter, Miguel! Além de ser uma revista memorável do Tio Patinhas, com uma história fantástica, ela reescreve segundo a "versão Disney" a descoberta do famoso (e intacto!) túmulo do Faraó Tutankamon (na história, Tutunamão, rsrs), que teve, em vida, um reinado curto e repleto de intrigas e provavelmente terminou assassinado por um de seus sacerdotes que pretendiam restaurar o culto aos outros deuses que não fosse o disco solar (já que o pai de Tutankamon, o faraó Amenófis IV, estabeleceu o monoteísmo e o culto ao sol). O mais interessante é que, de todos os túmulos do Antigo Egito, saqueados e profanados ainda na Antiguidade por caçadores de tesouros, aparentemente, apenas o de Tutankamon escapou ileso, e a descoberta do Prof. Carter, em 1922, trouxe ao mundo novas luzes sobre a Egiptologia. Na história, ninguém mais indicado do que o Tio Patinhas e sobrinhos para descobrirem esse tesouro, não é verdade? Recordo-me também de uma história de Barks, cujo título me escapa à memória, segundo a qual Donald e sobrinhos vão até o Egito por indicação de um astrólogo, e lá eles se deparam com uma aventura incomum nos quadrinhos da Disney, em que a múmia do Faraó egípcio e seu exército despertam do sono da morte após milhares de anos, em resposta a um preparado químico desenvolvido por um ambicioso professor, que pretendia com isto alcançar a imortalidade, com um final igualmente assustador. Para não revelar spoillers da história (me parece que ela consta em um dos 10 volumes da obra completa de Barks encontrados neste blog!), posso apenas dizer que foi a única história em quadrinhos que Donald é o responsável pela morte física de uma pessoa. Procurem a história e confiram, vale a pena! Abraços e parabéns ao Miguel e responsáveis pela escolha desta preciosa edição e pela merecida homenagem a uma das descobertas arqueológicas mais impressionantes de todos os tempos. boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo14/5/12

      Vale a pena mesmo, para mim é uma das melhores (se não mesmo a melhor) história de Barks! Essa história chama-se "O Segredo do professor" ou "Pérsia Antiga", na qual um estranho professor traz à vida pessoas de uma cidade da antiga Pérsia. E sim, Donald é responsável pela morte física de uma pessoa, mas não propositadamente (caso contrário provavelmente seria censurado). Foi publicada no volume 12 (ainda não postado) das Obras Completas de Carl Barks, entre outras revistas. No inducks é esta aqui:

      http://coa.inducks.org/story.php?c=W+OS++275-02

      Eliminar
    2. Wesley15/5/12

      Oh, sim, muito obrigado pelos esclarecimentos, amigo. Eu fiz confusão e disse que Donald e sobrinhos foram parar no Antigo Egito mas, conforme o prezado esclareceu, na verdade, foram para o Irã, onde ficava a antiga Pérsia. É um grande história de Barks, sem dúvidas! E bem lembrado, Donald foi responsável pela morte de uma pessoa, mas sem intenção. Abraços e, mais uma vez, obrigado!

      Eliminar
    3. Fica a informação que essa história está presente no blog :)
      O link é http://quadradinhospatopolis.blogspot.pt/2011/03/pato-donald-especial-edicao-de-1975.html

      Boa leitura ;)

      Eliminar
    4. Wesley15/5/12

      Obrigado, Miguel!

      Eliminar
  5. Tutunamão? Hum... Vou falar pra professora de história colocar sobre ele na prova que eu fecho a nota. rsrs

    ResponderEliminar

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons